terça-feira, 29 de março de 2011

Vamos Pedalar?!

Adotar a Bike, seja no dia a dia, seja nos finais de semana, pode ser uma ótima prática pana quem deseja unir lazer, exercício físico e qualidade de vida.





Conheça os benefícios e cuidados:
Segundo a educadora física Adriana dos Santos, assessora esportiva para ciclistas, a prática regular do exercício com bicicleta pode ajudar no controle da pressão arterial e na melhora do funcionamento do sistema cardiorrespiratório. E mais: favorece o aumento da capacidade muscular, principalmente o equilíbrio e dores muitas vezes provocadas pelo sedentarismo. "Os músculos ficam mais fortes e resistentes e o coração torna-se capaz de bombear mais sangue com menos batidas", resume o médico José Lazzoli, presidente da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte. Há também o beneficio emocional, diz o médico, "o ato de pedalar motiva a pessoa a vencer grandes distâncias a altas velocidades com o ar no rosto. Isso gera bem estar e combate o estresse. Sem falar na facilidade de se fazer amigos". Pode ter certeza que existe uma turma que adora praticar e fazer novas amizades pedalando.



Mas é preciso cuidado!Faça uma avaliação clínica com um médico antes de se dedicar ao exercício. Procure um especialista para adequar os treinos ao seu perfil e hidrate-se antes, durante e após as sessões, sem deixar de repor carboidratos e manter uma alimentação equilibrada. É muito importante usar filtro solar, capacete, luvas para proteção, óculos para evitar insetos, partículas e claro, os raios solares.

Andar de bicicleta pode ser uma experiência revigorante e desafiadora. E mais: uma oportunidade de conciliar exercício físico ao ar livre, reunião entre amigos e pausa do estresse do dia a dia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário